Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Uma vitória na luta de cinco Ocupações em Timóteo


Belo Horizonte, MG, Brasil, 03 de maio de 2012.
Gilvander Moreira, frei Carmelita



“Podemos não ganhar todas as lutas, mas nunca perderemos por não termos lutado.”

Após um dia de muita tensão (02/05/2012) e quase uma noite inteira de angústia das centenas de famílias das seis Ocupações urbanas da cidade de Timóteo, Vale do Aço, MG, eis, que na madrugada de hoje conquistamos junto ao TJMG uma decisão judicial que suspendeu a Liminar de reintegração de posse para cinco Ocupações urbanas de Timóteo, que estavam em áreas públicas.

O desembargador de plantão, Marcelo Rodrigues, percebendo que o despejo poderia “causar grave lesão de difícil reparação”, que a Liminar de 1ª instância autorizava reintegração de posse em área na cidade de Timóteo, sem a discriminação ou individuação das famílias que tem posse nova e posse velha, que o próprio município de Timóteo, em sua petição anotou a existência de casas populares, inclusive doadas pela própria municipalidade (em passado remoto), deferiu decisão conferindo efeito suspensivo à Liminar de reintegração de posse.

De fato, há dezenas - se não centenas – de moradias antigas com casas já consolidadas nos terrenos ocupados.

Ontem, à tardezinha e início da noite, por várias horas cerca de 3 mil pessoas bloquearam uma das principais avenidas de Timóteo se manifestando contra o despejo. E passaram a noite inteira mobilizados, sem dormir, para tentar resistir à iminência de despejo.

Mas em uma das Ocupações que estava em área privada, também com Liminar de reintegração de posse, a Polícia Militar de Minas, com grande aparato repressivo, despejou as 43 famílias que ocupavam a área. As famílias que não puderam voltar a sobreviver nas costas de parentes foram levadas para um Ginásio. Em que condições? Até quando?

Ficamos contentes com a decisão do TJMG na madrugada de hoje suspendendo uma das liminares de reintegração de posse que dava direito à PM de despejar o povo de cinco Ocupações de Timóteo. Alertamos que a decisão foi de um plantonista, podendo a decisão ser reconsiderada pelo desembargador relator para quem o Agravo cairá por sorteio.

As Brigadas Populares estão acompanhando as cinco ocupações que foram “salvas” momentaneamente pela decisão de um plantonista do TJMG.

O prefeito de Timóteo, o governo estadual e a presidenta Dilma não fizeram nenhuma casa popular pelo Programa Minha Casa minha Vida em Timóteo para famílias de zero a três salários. O déficit habitacional em Timóteo é muito grande.

Problema social não se resolve jamais com polícia. Com repressão só piora a situação social. Problema social se resolve de forma justa é com Política, no caso, política habitacional séria. Basta de empurrar os pobres para a marginalização.

Esperamos que, agora, com a suspensão do despejo de cinco ocupações que o Prefeito de Timóteo, Sr. Sérgio Mendes (PSB), se abra para uma Mesa de negociação com as lideranças das ocupações para se chegar a uma saída justa que viabilize moradia popular para as centenas de famílias que estavam crucificadas pelo aluguel, por sobreviver de favor e que, por isso, ocuparam terrenos baldios e abandonados da municipalidade de Timóteo.

Em tempo, as Brigadas Populares e as lideranças das Ocupações estão organizando para hoje, quinta-feira, dia 03/05/2012, às 15 horas uma Manifestação em frente à Prefeitura de Timóteo, apesar da suspensão dos despejos das áreas públicas, para exigir uma decisão definitiva que contemple os direitos e a dignidade do povo timotense.

Para entender o CONFLITO SOCIAL QUE OCORRE NA CIDADE DE TIMÓTEO, leia o texto de frei Gilvander Luís Moreira: “OCUPAÇÕES: da necessidade à luta”, disponibilizado na internet, inclusive no sítio www.gilvander.org.br

Veja também as entrevistas que frei Gilvander fez nas ocupações de Timóteo. Estão no youtube e em www.gilvander.org.br (secção GALERIA DE VÍDEOS).