Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Manual do Peregrino da 5ª Jornada da Juventude da Diocese de Campo Mourão


MANUAL DO PEREGRINO

1. Qual o objetivo da 5ª Jornada Diocesana da Juventude?
A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), cuja realização está prevista no 19º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, tem por finalidade apresentar aos jovens a Pessoa de Jesus Cristo e convidá-los a fazerem uma opção consciente por Ele. É o momento em que os diversos segmentos juvenis atuantes na Diocese de Campo Mourão se encontram para celebrar a vida, cantar, rezar, adorar e aprofundar os laços de amizade, conhecendo e respeitando cada carisma juvenil como um tesouro a ser valorizado e que enriquece toda a Igreja Diocesana. A 5ª JDJ da Diocese de Campo Mourão – pioneira no Regional Sul 2 da CNBB na realização desse evento – também motivará os jovens a entrarem no clima da grande Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2013.

2. Qual é a temática da 5ª JDJ?
O lema proposto pelo Papa Bento XVI às Jornadas Diocesanas e confirmado por D. Francisco Javier é “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4). Como exemplo dessa alegria, foi apresentada aos jovens, como modelo dessa alegria, a figura da jovem Beata Chiara “Luce” Badano. Essa temática foi trabalhada nos grupos, por meio do subsídio elaborado pelo Setor Juventudeem vista da acolhida dos Símbolos da 5ª JDJ nas comunidades.

3. Quais serão as atividades do dia?
Haverá duas catequeses (palestras): uma conduzida pelo criador da Logomarca da JMJ Rio 2013, Gustavo Huguenin, do Rio de Janeiro; e outra pela jovem Verônica Ferreira de Souza, secretária liberada da Juventude da Diocese de Umuarama. Dom Francisco Javier, Bispo de Campo Mourão, também deixará uma mensagem especial aos jovens. Dois shows estão previstos: um com o cantor Moradda e banda, de São Paulo; e outro com aBanda A.U.B., de Curitiba. Haverá Adoração Eucarística e Santa Missa. Momentos para a partilha entre as diversas pastorais e movimentos juvenis também acontecerão.

4.  Há alguma taxa a ser paga?
Para ajudar no pagamento das diversas despesas, a Diocese de Campo Mourão solicita que cada pessoa colabore com R$ 3,00. Esse valor simbólico dará direito ao café da manhã e a um crucifixo que será entregue aos participantes durante a Missa.

5.  O almoço está incluso neste valor?
Não. A comunidade de Terra Boa venderá lanches a R$ 1,00. Serão sanduíches práticos e rápidos, pois não haverá pausa para almoço. Os responsáveis pelas caravanas escolherão um horário que achar mais conveniente para que seu grupo se alimente. As barracas da Feira do Produtor (com pastéis e outros salgados) também estarão funcionando no domingo. Outra alternativa será levar de casa pratinhos para serem compartilhados.

6.  Qual o horário de início e de término do evento?
A 5ª JDJ começará às 8h00 com café da manhã e terminará com a Santa Missa. Já no Trevo de acesso à Terra Boa haverá uma equipe pronta a dar maiores informações. O início da celebração eucarística está previsto para as 15h00. A organização pede encarecidamente que os peregrinos permaneçam na Jornada até o final.

7.  Estou indo à JDJ pela primeira vez. Qual será meu papel?
Cabe aos peregrinos participar de todos os momentos propostos, com a alegria e o entusiasmo próprios da juventude. A 5ª JDJ está sendo preparada com muito carinho há meses para que cada peregrino volte para casa motivado a assumir com coragem redobrada sua missão de batizado. Isso só será possível se cada um vivenciar com coerência todos os momentos propostos: cantando quando for a hora de cantar, rezando quando for a hora de rezar, dançando quando for a hora de dançar e silenciando quando o momento exigir. Haverá diversos momentos de animação. Em Terra Boa, seremos todos peregrinos e missionários representantes das diversas paróquias da diocese. Por isso, a dispersão e a bagunça são atitudes incompatíveis com esse perfil.

8.  Sou o responsável pela caravana. Qual será meu papel?
Sua principal função é acompanhar os peregrinos do seu ônibus, mantendo-os unidos em todos os momentos e orientando-os a adotarem uma postura coerente em cada atividade proposta durante o dia. A taxa de participação dos peregrinos da sua caravana deverá ser recolhida por você e repassada aos organizadores já na chegada. Você também deverá consultar seu grupo e escolher um horário mais adequado para que todos se alimentem juntos num mesmo horário e voltem do almoço juntos também. Ainda que haja farmácias de plantão e mesmo ambulância móvel no local, é aconselhável providenciar medicamentos básicos, que não precisam de receita médica, como analgésicos e antitérmicos, ou o famoso “Dramin” para os estômagos mais sensíveis às viagens. Seja como for, é importantíssimo que você tenha clara sua missão principal: conduzir os jovens do seu grupo a ter uma vivência diferenciada da fé.

9.  O que levar na mochila para Terra Boa?
Como a Jornada acontecerá, muito provavelmente, ao ar livre, e como a previsão do tempo para o domingo indica sol e calor, é importante que os peregrinos usem roupas leves, levem bonés, óculos escuros, protetor solar etc. Como dançaremos, pularemos e ficaremos de pé em vários momentos, usar tênis confortável ajudará a manter a empolgação e a se cansar menos. Não se esqueçam dos documentos e, no caso dos menores de idade, da autorização dos pais/responsáveis. Para identificarem-se, usem o uniforme do grupo de vocês, crachás e levem suas bandeiras e faixas. E, para fazer amizades, que tal providenciar alguma lembrancinha para trocar? Ex: fitinhas, medalhas, “santinhos” do(a) Padroeiro(a) da sua cidade, ou outra recordação da sua cidade. É uma prática muito comum na Jornada Mundial e ajuda a criar um clima de partilha e unidade. E, claro, câmera fotográfica para registrar tudo.

10.  Pós-JDJ. E agora?
Na Missa de Encerramento da 5ª Jornada Diocesana da Juventude, seremos enviados a anunciar e a testemunhar nossa fé, como os apóstolos no dia de Pentecostes. A JDJ nos colocará a caminho da Jornada Mundial da Juventude, quando nos encontraremos com o Papa e com jovens do mundo inteiro, numa experiência que muda a vida da gente; e da Semana Missionária, durante a qual acolheremos jovens estrangeiros em nossa diocese. Mas, acima de tudo, a JDJ deve nos animar a levar a Boa Nova do Cristo Ressuscitado às nossas realidades paroquiais, reavivando nossas pastorais e movimentos para a evangelização da juventude.