Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Monkei see, monkei do! - Pe. Pedro Odair Machado


Certas decisões ou orientações que muitos dos filhos (as), adolescentes ou mesmo jovens e, também muitos dos adultos optam para suas vidas, não são de uma convicção pessoal, mas podem ser resultado de influências. Somos influenciados constante e inconscientemente!
A teoria do evolucionismo que se fundamenta em “Monkei see, Monkei do”, isto é, “macaco vê, macaco faz” afirma que o ser humano tem a tendência de fazer o que vê os outros a fazer. Segundo alguns estudiosos, é o princípio da evolução do homem que a Neurociência chama de Sistemas Espelho. O ser humano aprende, assimila, memoriza e faz, a partir daquilo que ele viu o outro a fazer.
Um senhor tem uma maneira engraçada para agradar os seus netinhos. Quando chega um deles, ele brinca dizendo: “o menino feio!” Agora este com as suas poucas palavras quando chega, já diz: “o vô feio”! Especialistas dizem que as crianças imitam os adultos por eles serem referências de comportamentos. Elas absorvem com muito mais facilidade o que é passado. Monkei see, Monkei do! Isto é, macaco vê, macaco faz!
A novela é uma ficção e nem tudo que se passa nela é bom ou útil para a família. Porém, têm pessoas tão dependentes dela que se identificam com algum dos seus personagens incorporando-os desde o corte do cabelo até no seu jeito de ser.
Muitos das separações de casais podem ser consequência da tentativa de transformar a vida real numa ficção. E ainda, que critérios existem na cabeça de pais que caracterizam a sua criança com trajes do sexo oposto? Isto é saudável? É correto?
E os filhos (as) que transformam um artista, um ator ou uma atriz em seu ídolo? Passam a pensar, vestir, falar e agir como ele. Se ele é agressivo, tornam-se também agressivos.
Hoje o herói ou a heroína dos filhos (as), não está sendo mais o pai nem a mãe. Mas, podem ser estes personagens fictícios da mídia ou um desconhecido da família. Já imaginou uma criança que passa o tempo todo distante dos pais, diante de uma televisão, da Internet, do celular ou fora de casa? A sua cabeça é totalmente outra!
Os filhos (as) estão tomando decisões radicais e, às vezes, até mutilando os seus próprios corpos ou se castrando, incentivados e aplaudidos por um ídolo e também por uma sociedade que escondem o efeito assustador e mesmo que se arrependam depois, não têm como retornar.
Hoje as crianças e adolescentes, mesmo dentro de casa, estão conectados com o mundo, através da Internet e dos seus celulares, muito mais do que os pais imaginam e se não acompanhá-los agora, poderão passar por situações inesperadas. “Monkei see, Monkei do”!
Pe. Pedro Odair Machado é pároco
da Paróquia Cristo Rei em Apucarana (PR).