Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Notícias das CEBs - Comunidades Eclesiais de Base


FALTAM 14 MESES PARA O 
13° INTERECLESIAL DE CEBs


Neste dia  07 de novembro de 2012 marca a espera de quatorze meses de expectativa para a  realização do Encontro Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). A abertura do evento está previsto para  às 19h00m do dia  07 de janeiro de 2014 na praça da Igreja Santuário de São Francisco da Chagas.
A Diocese de Crato acolherá as liderança de CEBs dos quatro cantos do Brasil, América Latina e Caribe, como também de outros continentes. A cidade anfitrião é Juazeiro do Norte que nestes últimos dias,  30 de outubro à 02 de novembro acolheu 500 mil Romeiros advindos de todo o Nordeste brasileiro. Os mesmos participaram  da tradicional Romaria da Esperança (Romaria de Finados). Juazeiro do Norte tem uma população estimada de 250 mil habitantes, situada no extremo sul do Ceará próximo aos estados da Paraíba, Pernambuco e Piauí. Nesta terra quente por natureza a expressão primária da Igreja do Brasil será visibilizada com momentos de celebração, partilha, reflexão e convivência. Por estar  na base  as lideranças de CEBs são as primeiras a perceberem  a situação social e eclesial do povo brasileiro. INTER: Entre (Interestadual, intermunicipal, internacional) significa relação; ECLESIAL: Igreja, Igreja Católica. O INTERECLESIAL  é o encontro da Igreja de Base do Brasil, Igreja povo de Deus, cada Diocese do Brasil é uma Igreja particular nisto os representantes das comunidades em cada Diocese organizam-se e participam  diretamente como delegados  do evento.
O 13° Intereclesial tem  a objetividade de fortalecer a experiência Romeira no Campo e na Cidade tendo como tema para essa edição: Justiça e Profecia a Serviço da Vida. O evento está organizado no tripé: SENSIBILIZAÇÃO (2011), APROFUNDAMENTO (2012), VIVÊNCIA (2013), encerrando toda essa liturgia da vida das comunidades no ano celebrativo de 2014 – Ano centenário da Diocese de Crato.
Articulador Diocesano do 13° Intereclesial – Diocese de Crato - CE / Brasil. (Especial para Bernadete Mota - Pedro Cadeira e demais amigos da comunicação)





REGIONAL NORDESTE III DAS CEBs REALIZA SUA AMPLIADA
E ESCOLHE NOVA COORDENAÇÃO

Aconteceu entre dias 02 a 04 de novembro de 2012, na Paróquia Nossa Senhora da Luz em Simões  Filho, Diocese de Camaçari-BA, a Ampliada das CEB's do Regional Nordeste III da CNBB. Com o objetivo de avaliar a caminhada 2012, em especial o 6º Nordestão das CEBs, ocorrido em  19 a 22 julho de 2012 na Diocese de Itabuna; Bem como continuar a preparação para o 13º Intereclesial das CEBs a ser realizado em 2014, na Diocese do Crato/CE, teve  também como tarefa a escolha da nova coordenação regional.

Quase todas as Dioceses se fizeram presentes, apenas 09 não compareceram. Estavam presentes a atual coordenação; Dom Ricardo Brusati, Bispo de Caitité e referencial das CEBs; os assessores e delegados das CEBs das dioceses do Regional Nordeste III (Bahia/Sergipe).

O tema: “Igreja, comunidade de comunidades”, uma da quarta urgência das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (2011-2015), foi aprofundada, pelo Pe. Laudelino Neto, que ainda contou com as contribuições dos Padres Ademir Amaral e Paulo Souza, da Diocese de Ilhéus. Foi abordado: “As comunidades articuladas entre si, na partilha da fé e na missão, elas se unem, dando lugar a verdadeiras redes de comunidades. E entre estas experiências encontram-se as Comunidades Eclesiais de Base e outras formas de novas comunidades, cada uma vivendo o seu carisma, assumindo a missão evangelizadora de acordo com a realidade local e se articulando de modo a testemunhar a comunhão na pluralidade”. (continua em anexo).


PADRE LOPES CONCEDE ENTREVISTA A JORNAL ITALIANO















8 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
DSC08808.JPGDSC08808.JPG
33K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
DSC08841.JPGDSC08841.JPG
35K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
DSC08846.JPGDSC08846.JPG
22K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
DSC08909.JPGDSC08909.JPG
26K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
DSC08935.JPGDSC08935.JPG
38K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Ampliada das CEBs - novembro 2012.jpgAmpliada das CEBs - novembro 2012.jpg
33K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
REGIONAL NORDESTE III DAS CEBs REALIZA SUA AMPLIADA.docREGIONAL NORDESTE III DAS CEBs REALIZA SUA AMPLIADA.doc
79K   Visualizar   Baixar  
309 Cognola_Intervista a Lopes prima del convegno_l'Adige 2-11-2012.pdf309 Cognola_Intervista a Lopes prima del convegno_l'Adige 2-11-2012.pdf
221K   Visualizar   Baixar