Lucimar Moreira Bueno(Lucia) - www.lucimarbueno.blogspot.com

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Uma mistura que não combina!


A sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, núcleo de Maringá, vivendo a década de ações para um trânsito seguro, realizou sábado (24) uma manhã de conscientização, com o apoio da Santa Casa, Polícia Militar, Rodoviária e da Secretaria municipal de Trânsito. As atividades tiveram a temática “Álcool e Direção não combinam”.
  
Um dos folhetos traz dados impressionantes que reproduzo aqui neste espaço: “Segundo a OMS, morrem no mundo, cerca de 1,2 milhões de pessoas todos os anos por causa da violência no trânsito, enquanto 20 a 50 milhões ficam feridas. A maioria das vitimas são adultos e jovens e os acidentes de trânsito causam mais de 50% das mortes entre 15 a 44 anos. No Brasil, 145.920 pessoas foram internadas em decorrência dos acidentes de trânsito em 2010.

Os acidentes de trânsito causam perdas econômicas significativas para as vítimas, suas famílias e ao país em geral. Estudos do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, realizado em 2003 e 2006 apontaram que os custos somados dos acidentes ocorridos nas rodovias e vias urbanas no país eram da ordem de R$ 33 bilhões/ano (Atualizados pelo IPCA, Out/2010). 

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a utilização de bebidas alcoólicas é responsável por 30% dos acidentes de trânsito. Segundo o Ministério da Saúde, metade das mortes está relacionada ao uso de álcool por motoristas.

O motorista alcoolizado que causar um acidente pode também responder processos cíveis arcando com custos de advogado, indenizações e eventuais pensões para vítimas, às vezes por muitos anos. Numa lista de causas de desastres, a ingestão de álcool é um dos maiores vilões das estradas. Motoristas alcoolizados tendem a aumentar a gravidade dos acidentes. 

O álcool é um depressor do Sistema Nervoso Central. Quem bebe e pega o volante tem os reflexos prejudicados. Consumir o equivalente a 1 lata de cerveja, ou 1 taça de vinho, ou 1 dose de cachaça, vodca ou uísque é o bastante para ser multado. Já beber o equivalente a duas ou três doses e dirigir não é apenas infração: é crime de trânsito.

Estatísticas mostram que a simples ingestão de dois copos de cerveja pode aumentar o tempo de reação de 0,75 para quase 2 segundos. Aproximadamente 90% do álcool ingerido são absorvidos em uma hora, mas a eliminação demora de seis a oito horas. 

Cerca de 20% da população ‘teima’ em não colaborar com a fiscalização, tanto antes quanto depois da lei 11.705/2008 (Lei Seca). Respeite as leis: A Legislação de trânsito tem como princípio fundamental a organização dos diferentes deslocamentos realizados por pessoas e veículos em vias públicas, visando, acima de tudo, a preservação da vida.

Os ortopedistas brasileiros ficam na ‘linha de frente’ dos prontos-socorros em todo o Brasil e atendem milhares de vítimas de acidentes de trânsito que, apesar do tratamento, morrem ou apresentam sequelas permanentes. Eles vivenciam diariamente o sofrimento de familiares e amigos.” Isso tudo nos faz refletir, pois defender e amar a vida, sempre, desde o nascimento até a morte natural, é missão de todos.


Dom Anuar Battisti 
Arcebispo de Maringá-PR